terça-feira, 15 de agosto de 2023

A importância da família na formação de um indivíduo

 A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida. Sendo assim, é a base para a formação de qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos. É inegável que cada um carrega um histórico de experiências, aprendizados e lembranças que apresentarão reflexos por toda vida.

Uma das instituições mais antigas, a família é pilar de sustentação para todos, afinal é nela que aprendemos a conviver e interagir com o mundo em que nos cerca, além de sermos preparados para a vida. Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e forma indivíduos seguros e aptos para o convívio social.

As lembranças da infância, que são porções de alegria, que são levadas sempre na recordação e coração. Momentos simples, seja de conversas ao redor da mesa, podem proporcionar vínculos de confiança entre pais e filhos e fortalecer os laços familiares. Brincar juntos, permite muito além de risadas, permite vivenciar novas experiências. Ter um bichinho de estimação pode proporcionar senso de responsabilidade. Brincar com os primos conscientizarão sobre a importância ao respeito pelo próximo. Enfim, são inúmeras oportunidades que a família tem de formar um indivíduo feliz.

Sabe aquele cheiro de café que lembra o colo da vovó? A canção que sua mãe cantava para você antes de dormir? A brincadeira que você tanto se divertia com seu pai? São essas lembranças que permitirão que a pessoa seja segura, alegre, agradecida. Observe os pequenos e fundamentais detalhes para se ter uma vida plena de contemplações e gratidão. O papel da família vai além de ensinar o que é certo e errado, é formar indivíduos afetuosos, conscientes, tolerantes, pacientes, respeitosos, autoconfiantes e felizes!

“Os seres humanos não foram criados para viver isolados, mas que constituíssem uma família, de cujo seio deveria surgir a paz, o amor e a união, como suprema virtude dos homens e como humana realização do princípio divino”. (Autor da frase: Carlos Bernardo González Pecotche)




Referências Bibliográficas

https://roraimaemtempo.com.br/momento-terapia/a-importancia-da-familia-na-formacao-de-um-individuo/ 



Teste – A ARTE NOVA (ART NOUVEAU)

 O estilo denominado Arte Nouveau — termo que em francês significa “Arte Nova” — floresceu nas últimas décadas do século XIX. Em Paris o Art Nouveau dizia respeito ao nome de uma loja. Na Itália era conhecido por Stile Liberty, nome de uma loja de departamento inglesa. Na Alemanha recebia o nome de Jugendstil em razão do jornal moderno de nome Die Jugend. O maior impacto deste estilo versátil e decorativo, popular em toda a Europa e Estados Unidos, foi sobre as artes aplicadas (ou utilitárias) que passaram por um grande desenvolvimento na década de 1880, época em que pintores, arquitetos e escultores dedicaram-se intensamente à fabricação e à decoração de objetos úteis, como mostram as peças de vidro de Louis Comfort Tiffany e René Lalique, assim como os cartazes de Mucha e os desenhos de Charles Rennie Mackintosh.




  1. O estilo denominado Arte Nouveau — termo que em francês significa “Arte Nova” — floresceu nas últimas décadas do século XIX, ou seja, na…

    1. Pré-História.
    2. Idade Antiga.
    3. Idade Média.
    4. Idade Contemporânea.

  2. A Arte Nova, assim como o —————, abraçou o elemento da fantasia.

    1. Romantismo
    2. Impressionismo
    3. Simbolismo
    4. Realismo

  3. A Arte Nova foi o primeiro estilo a contar com:

    1. o interesse dos impressionistas.
    2. a comunicação de massa.
    3. os símbolos yin e yang.
    4. o uso de tinta a óleo.

  4. Este movimento, surgido entre o final do século XIX e início do século XX, tem como característica principal:

    1. a valorização do trabalho do homem nas fábricas.
    2. a valorização do trabalho artesanal e das formas da natureza.
    3. a humanização do trabalho nas minas de carvão.
    4. a preocupação com os trabalhadores da Revolução Industrial.

  5. O que se buscava através da Arte Nova era, usando o planejamento, dar vida a um estilo internacional moderno, tendo como base:

    1. a decoração.
    2. a realidade.
    3. a sensualidade.
    4. o espaço.

  6. Ao abster-se de conteúdo emocional e narrativo, a Arte Nova contribuiu para abrir caminhos para o surgimento…

    1. das exposições públicas.
    2. da arte abstrata.
    3. das figuras geométricas.
    4. do sintetismo.

  7. As mulheres que figuravam na Arte Nova eram levemente inspiradas nas “femmes fatales” — anteriormente popularizadas pelos simbolistas. A diferença estava no fato de essas…

    1. não aludirem à sedução.
    2. serem bem mais ousadas.
    3. serem ligadas à mitologia grega.
    4. Imitarem as virgens da Renascença.

  8. No Brasil destaca-se o nome de __________ que montou em 1900 a Exposição de Arte Decorativa Aplicada à Indústria Artística.

    1. Lasar Segall
    2. Eliseu Visconti
    3. Di Cavalcanti
    4. Cândido Portinari

  9. Todas as alternativas sobre a Arte Nova estão corretas, exceto:

    1. Foi um versátil estilo decorativo.
    2. Foi popular por toda a Europa e Estados Unidos
    3. Os designers não levavam em conta o estilo decorativo.
    4. Influenciou todos os ramos da arte.

  10. Tal estilo herdou do movimento simbolista a busca da evocação e da expressão, assim como parte de sua iconografia, na qual constavam:

    1. espinhos, cercas e boneca.
    2. fadas, sátiros e deuses.
    3. rosas, animais e frutas.
    4. lírios, esfinges e vampiros.