sexta-feira, 26 de março de 2010

MultiCulturalidade & InterCulturalidade, o que seria?

Bom, para início de conversa...
Vocês estão convidados a nosso debate! Discussões, sugestões, críticas sobre os assuntos a serem discutidos serão louváveis e bem recebidos!
Vamos participar, com o que tiverem!
Estamos aqui para aprender, crescer e rumo ao progresso na Educação, nas Artes, no Mundo.




MultiCulturalidade InterCulturalidade
o que seria?

De acordo com autores como Canclini (2006), Interculturalidade seria as interações entre culturas.
Já Fleuri (2005) trata como conjunto de propostas de convivência democráticas entre diferentes culturas buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, "fomentando" o potencial criativo e vitual resultante das relações entre diferentes agentes e seus respectivo agentes e seus respectivos contextos.''
Quando tratamos de multiculturalismo, podemos citar Joanildo Burity, que fala que "Falar de multiculturalismo é falar do manejo da diferença em nossas sociedades."

"Desafios ao multiculturalismo: 

o lugar da identidade no contexto global"



      Arthur Efland trata o assunto como algo aterrorizante! 
A Globalização e o Multiculturalismo estariam andando juntos? 
A Globalização é "ruim"? 
O Multiculturalismo pode ser um "jiha" como aponta Efland?
E você? É a favor da Globalização? Qual sua opinião sobre InterCulturalismo? Multiculturalismo? É possível hoje o Interculturalismo e o multiculturalismo ser trabalhado dentro de sala de aula? e em artes?



 IdéiaS!!!!

2 comentários:

  1. Eh, quando Efland fala assim com esse "tom" que vc cita, acao concordando, mas no meu entendimento, ele trata com muito exagero a questão e ainda mais quando cita a India, um páis hoje extramentamente dividido que foi injustamente generalizado numa época que já estava diidido. Mas, voltemos a multiculturalidade e Interculturalidade!

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila, sou a Érica do blog I believe in my heart, e fiquei muito feliz em te ter como seguidora do blog =o).
    A arte me encanta! E parabéns por trabalhar com os surdos, acho libras muito legal!
    Outro dia eu estava no shopping numa sexta a noite, e tinha uns 6 surdos sentados na praça de alimentação, tomando um chopp, comendo uns petiscos e "conversando" um monte, fiquei feliz em vê-los levando uma vida normal...
    Falando em globalização, não é um assunto que tenho profundo conhecimento, mas aqui vai uma opinião pessoal...tenho receio que a globalização em vez de compartilhar culturas, anule algumas culturas...o que seria um desperdício, já que vivemos em um mundo onde as culturas são tão ricas e distintas.
    Um beijo, Érica.

    ResponderExcluir